Cliente: Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau
Outubro e agosto foram os meses com maior movimento
A hotelaria de Ponta Grossa encerrou 2024 com taxa de ocupação de 60%, o número é o mesmo do ano anterior.
Os dados, mapeados pelo Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, ainda mostram outubro como o mês com maior número de hóspedes, 68%, seguido de agosto com 67%.
Além disso, o feriado de Proclamação da República chama atenção pela taxa de ocupação de 90%, o que não acontecia desde 2019. Outra informação relevante é o período do Agroleite, responsável por lotar hotéis de Ponta Grossa, Castro, Carambeí e outras cidades da região dos Campos Gerais entre 6 e 9 de agosto.
Segundo Leandro Ribas, presidente do Convention, ver a taxa de ocupação dos hotéis estável é positivo.
“Estamos recuperando nossa força, atraindo mais eventos e pessoas que acabam consumindo e conhecendo nossos atrativos turísticos”. 2024 foi marcado por diversos eventos, incluindo os agrobusinesses, culturais e de aventuras, o que movimentou a hotelaria.
A gerente do Premium Vila Velha Hotel by Atlântica, Alecsandra Hipólito, comenta sobre a ocupação da hotelaria e o interesse de grandes redes de hotéis em Ponta Grossa. “(...) essa visão reforça o que nós já tínhamos em mente, o crescimento do turismo em nossa cidade está chamando a atenção, não só dentro do Estado do Paraná, mas no Brasil, sendo uma das cidades que mais recebeu investimentos hoteleiros nos últimos anos”.
Nos últimos dez anos, foram inauguradas grandes marcas hoteleiras em Ponta Grossa, como o Bourbon Hotéis, que ocupou a estrutura do antigo Slaviero Hotéis, e a marca Ibis, da rede internacional Accor. Também houve retorno do Slaviero Hotéis, agora com prédio novo no Distrito Industrial, e, em 2024 foi a vez do Ramada Encore iniciar suas atividades no município.
Outros hotéis com proprietários locais, como o Nap Hotel e o Luds Comfort Hotel, foram inaugurados. Além disso, o Ponta Grossa Plaza Hotel entrou para o portfólio da Nobile Hotels & Resorts. “É o turismo mostrando a sua força em tantos segmentos que ele abrange, e recebendo agora a atenção merecida de empresas e de políticas públicas”, finaliza Alecsandra.
O que dizem os parceiros sobre os dados
Daniel Wagner, presidente do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, comemora o resultado. “Ficamos muito felizes com esse dado, porque vemos que nossa cidade se tornando um dos principais destinos para eventos e turismo, impactando todo o setor socioeconômico, desde os meios de hospedagem até alimentação”.
Lucas Klas, presidente da Abrasel Campos Gerais, também comenta sobre a taxa de ocupação e como isso reflete na alimentação fora do lar. “Em 2024, principalmente em datas de eventos, vimos muitos turistas em bares e restaurantes, isso é ótimo, pois mostra que pessoas de fora estão nos conhecendo e levando nosso destino a mais locais através da indicação boca a boca”.
Kommentare